Aparelho de raio x odontológico: conheça todos os modelos

Aparelho de raio x odontológico: conheça todos os modelos

24/11/2022 - Por: Cassiano Pires

O aparelho de raio x odontológico surgiu com o objetivo de proporcionar uma visão mais ampla do rosto humano, por isso é amplamente utilizado nas clínicas, fazendo com que diagnósticos precisos sejam dados diariamente aos pacientes.

Dessa forma, o aparelho de raio x odontológico se tornou indispensável, quando o assunto é a avaliação e planejamento do tratamento, já que permite ao dentista avaliar áreas que não podem ser observadas a olho nu, permitindo a identificação de doenças em seu estágio inicial.

Descubra mais informações a respeito dos aparelhos de raio x, nos tópicos abaixo!

O que é um aparelho de raio x odontológico?

Um aparelho de raio x odontológico nada mais é que um equipamento que permite a realização de imagens da parte interna da face. Nesse sentido, as radiografias odontológicas são capazes de registrar os ossos, dentes, ligamentos, tecidos moles e duros, criando uma imagem detalhada da boca e regiões circundantes.

O aparelho de raio-x odontológico é fundamental para a análise da condição dentária do paciente, possibilitando que o dentista descubra anomalias e doenças, tratando-as de forma efetiva.

Para isso, a análise de radiografia deve ser feita por um profissional capacitado, capaz de observar e identificar a anatomia facial, diferenciando os tecidos e encontrando situações de alerta.

Além disso, a realização do exame de raio x se dá através de um técnico, tecnólogo ou especialista em radiologia, que deve realizar os procedimentos de segurança de forma efetiva, garantindo a sua integridade física e dos pacientes que irão se submeter ao procedimento.

Como ele funciona?

O aparelho de raio x odontológico permite que o exame seja realizado de forma indolor, e o paciente não precisa de preparação prévia para fazê-lo. Nesse sentido, o profissional de radiologia irá indicar o posicionamento correto do paciente e direcionar o equipamento para obter a imagem ideal.

O funcionamento do aparelho de raio x odontológico se dá através da produção de Raios-x, emitidas por um feixe direcional. Assim, no momento em que o aparelho é acionado, o gerador de raios emite um feixe de radiação, que sai pela abertura do equipamento e é irradiado, até que atinja a parte a ser radiografada.

Por fim, a máquina é responsável pela interação da radiação com o local desejado, criando uma imagem em preto, branco e tons de cinza, que poderá posteriormente ser analisada por um profissional capacitado.

Durante o exame radiográfico, o profissional poderá pedir que o paciente fique imóvel por alguns segundos, solicitar que o mesmo retire objetos metálicos do pescoço para cima e que vista um colete de chumbo, que irá proteger o tronco e órgãos internos da radiação, evitando que os mesmos a absorvam desnecessariamente.

Com a evolução dos equipamentos de radiologia, o aparelho de raio x odontológico se tornou digital, possibilitando maior agilidade e segurança na realização do exame.

aparelho-de-raio-x-odontologico

Opções modernas e com ótimo custo benefício

Assim como os televisores, celulares, tablets, geladeiras e computadores, o aparelho de raio x odontológico evoluiu, tornando-se digital e cabendo na palma da mão.

É o caso do modelo portátil, desenvolvido pela Dabi Atlante, empresa tradicional e inovadora, reconhecida por profissionais da área com anos de experiência e que estão em busca de melhorar o atendimento.

Neste tópico, traremos informações a respeito dos principais aparelhos de raio-x da marca, mostrando suas vantagens e tecnologia, tudo isso com um custo benefício incrível!

Vamos lá?!

Modelo portátil

O aparelho de raio x odontológico no formato portátil é incrível!

Conhecido como Eagle C-Ray, esse tipo de equipamento é leve e compacto. Dessa maneira, é perfeito para a execução de radiografia de forma digital (por meio do sensor), através da placa de fósforo ou do filme radiográfico.

Com tecnologia de ponta, o Eagle X-Ray possibilita a captura de imagem com alta qualidade. Além disso, garante a segurança do paciente e do profissional, já que dispõe de um colimador de material radiopaco, capaz de reduzir a quantidade de exposição à radiação, evitando a exposição desnecessária e direcionando a radiação para o alvo do exame.

O modelo portátil da Dabi foi criado para realizar imagens de carácter intraoral, para fins de diagnóstico. Além disso, sua tensão nominal é de 60kVp, corrente no tubo de 2,5 mA e ponto focal de 0.7×0.7mm.

Alguns dos principais benefícios do modelo portátil Eagle-XRay, são:

  • Mobilidade: feito para levar eficiência e sofisticação a todo lugar;
  • Leve e Compacto: facilitando o manuseio, trazendo praticidade e elevando a produtividade do dia a dia;
  • Perfeito na execução: possibilitando o uso de sensor, placa de fósforo e filme radiográfico.

3 modelos de rx odontológico da Dabi Atlante

Raios X Spectro 70X – Pantográfico

Esse aparelho de raio x odontológico vem com temporizador digital, redução no tempo de exposição, tensão nominal de 70kVp e corrente no tubo de 7,0 mA.

É feito para registrar imagens intraorais para fins de diagnóstico. Além disso, possui um disparador manual, que pode ser ativado a 5 metros de distância.

Raios X Spectro 70X – Coluna Móvel

Aparelho de raio x odontológico com base em 4 rodízios, temporizador digital, redução no tempo de exposição, tensão nominal de 70kVp e corrente no tubo de 7,0 mA.

O Raios X Spectro 70X garante imagens nítidas e de qualidade. É leve e fácil de movimentar, até nos procedimentos mais difíceis.

Além de ter dispositivos de proteção para o profissional, diminui os números de radiação em direções desnecessárias, reduzindo o risco de vazamento ou explosão.

Eagle IOS – Scanner Intraoral

Por fim, o Eagle IOS é um scanner intraoral portátil, com rotação de 360 graus, super leve, rápido (apenas 59 segundos), prático e sem necessidade de recalibração.

Além de ser muito ergonômetro, o scanner da Dabi possui uma interface amigável, possibilitando escaneamentos ágeis para a confecção de próteses, placas, lentes, alinhadores e muito mais.

Vale a pena digitalizar a clínica sendo um dentista?

Sim! A digitalização representa maior segurança, tanto para o funcionário quanto para o paciente. Nesse sentido, oferece facilidades como:

  • Arquivamento na nuvem, evitando o gasto com papel e desobstruindo o espaço;
  • Imagens de qualidade;
  • Menor taxa de radiação;
  • Mobilidade;
  • Atendimento rápido e eficiente, em um único lugar.

Dessa forma, ao aderir aos equipamentos digitais, o dentista irá anular os gastos com filmes radiográficos e químicos, ajudando a preservar o meio ambiente, atendendo o cliente em um único lugar e protegendo os profissionais envolvidos.

Por fim, ao digitalizar a clínica, o dentista garante que os procedimentos acompanhem a evolução do mercado, fazendo com que mais pacientes se sintam interessados em fazer parte do estabelecimento.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: