A gestão na odontologia está muito além dos procedimentos realizados pelos dentistas, envolvendo setores financeiros e administrativos, perpassando a organização de atendimentos e outros procedimentos básicos do consultório/clínica.
Nesse sentido, é muito importante entender o que é e como funciona o processo de gestão na odontologia, para que o empreendimento funcione da forma correta, evitando gastos desnecessários e problemas de agenda com os pacientes.
Neste artigo, você encontrará informações importantes acerca dos processos administrativos na odontologia e do curso de MBA, além de acessar dicas valiosas para implementar uma gestão eficaz.
Vamos lá?!
O que é gestão em Odontologia?
A gestão na odontologia nada mais é que um sistema inter relacional, que opera esforços sistemáticos e ações coordenadas de médio, longo e curto prazo, a fim de proporcionar um melhor funcionamento de todos os setores envolvidos.
Em outras palavras, diz respeito a um conjunto de ações que são tomadas a fim de organizar o consultório/clínica, permitindo que as atividades desses empreendimentos ocorram de forma organizada, prática e com máxima qualidade.
Dessa forma, quando realizada de forma eficiente, a gestão na odontologia proporciona:
- Um planejamento estratégico, baseado em metas: a partir da visão de crescimento de seus idealizadores;
- A construção de processos bem construídos: o que gera maior confiabilidade e praticidade para os pacientes, além de deixar os profissionais cientes de suas responsabilidades, atribuições e objetivos;
- Melhor controle financeiro: já que o balanço de caixa é fundamental para a saúde de qualquer negócio. Assim, a gestão na odontologia antecipa gastos, observa as retiradas e controla os recursos.
Como administrar bem um consultório odontológico?
A gestão na odontologia é um “guarda chuvas” que abarca muitos processos de rotina e alguns mais específicos, já que todos os objetivos convergem para a saúde do negócio a longo prazo.
Nesse sentido, para administrar bem um consultório, o profissional responsável deve compreender quais são as ferramentas de administração mais utilizadas e como elas se aplicam no setor odontológico.
Felizmente, existem muitos cursos de administração focados nesta área, que te fazem refletir e acessar análises muito interessantes, que poderão ser aplicadas num futuro próximo.
De forma geral, os especialistas garantem que um bom gestor é aquele que:
- Traça o planejamento geral do consultório: visando o curto, médio e longo prazo;
- Tem um plano B: muito necessário, caso algo não sai como o planejado;
- Elabora planos de ação: deixando os demais funcionários cientes do que deve ser feito, quando e de que maneira;
- Acompanha de perto o desenrolar do planejamento: vivenciando o dia a dia do consultório;
- Realiza reuniões periódicas: dando espaço para que os profissionais envolvidos compartilhem ideias, propostas e soluções;
- Valoriza a equipe de trabalho: pensando em formas de mantê-los motivados, atentos e participativos.
Vale a pena o dentista fazer um MBA em Odontologia?
A sigla MBA (Master of Business Administration) refere-se a certo grau acadêmico, procurado por profissionais que desejam se especializar em processos administrativos e de gestão.
Então, para aqueles dentistas que estão se aventurando pelo mundo da gestão, esse tipo de especialização pode ser um ótimo caminho. Assim, além de conhecer demais profissionais da área e compreender como é possível transformar dificuldades em oportunidades, esse profissional ainda poderá tirar seu sonho do papel.
Contudo, a formação em MBA não é para todos! Isso porque a mesma demandará muito tempo e dedicação, transformando o dentista em um administrador. Por isso, se você está a procura de desenvolver suas habilidades odontológicas, a gestão pode não ser para você!
Nesse sentido, cursos como o de MBA são indicados preferencialmente para profissionais que desejam realizar os processos burocráticos, administrativos e de liderança, com o objetivo de manter um consultório próprio e ser dono do seu negócio.
Contudo, o dentista que abre seu próprio consultório, mas quer se dedicar majoritariamente à especialização odontológica, poderá contratar profissionais como contadores, secretária formada em gestão/administração ou escritório especializado, para ajudá-lo com os procedimentos burocráticos do dia a dia.
Dicas para uma boa gestão de consultório odontológico
Para te ajudar a desvendar alguns dos mistérios da gestão na odontologia, separamos 5 dicas imperdíveis. Confira:
1. Controle as finanças
O dentista pode ver seu consultório cheio de pacientes, mas perceber que o caixa está fechando em déficit. Isso acontece devido a falta de controle financeiro, que é essencial para criar certa previsibilidade e permitir que o empreendimento fique “no azul».
Por isso, é muito importante que o profissional faça o controle de entradas e saídas do dinheiro, identificando os custos e os lucros. Dessa forma, o mesmo poderá cortar despesas, reduzir prejuízos, prever percalços e, até mesmo, criar um plano de investimento a longo prazo.
Lembrando que o dinheiro pessoal nunca deve se confundir com os recursos do consultório!
2. Faça uma boa gestão de pessoas
Para uma gestão na odontologia realmente potente, é importante reconhecer que o elemento humano é a base principal. Nesse sentido, é muito importante promover a qualidade de atendimento dos pacientes e de trabalho dos colaboradores.
Assim, é essencial a escolha de profissionais adequados, que estejam de acordo com os valores e objetivos da clínica/consultório. Além disso, esses profissionais devem contar com treinamento constante, ter espaço para feedbacks e crescimento, podendo desenvolver todo o seu potencial.
3. Preste um serviço de qualidade
Fique atento ao mercado e faça o possível para aderir às novidades, sejam elas equipamentos, tratamentos ou recursos. Dessa maneira, sua gestão odontológica irá operar em favor da melhoria contínua, oferecendo o melhor para os pacientes.
Lembre-se que, detalhes como a entrega de mimos, possibilidades de agendamento online e escaneamento digital fazem toda a diferença, já que tornam o serviço personalizado.
4. Tenha um bom plano de marketing
O marketing digital é um dos maiores potencializadores para a divulgação do seu negócio. Sendo assim, o mesmo está ligado à gestão na odontologia. Nesse sentido, ao investir em estratégias de marketing, como páginas nas redes sociais, blogs e sites, você coloca sua clínica/consultório no mapa digital.
5. Otimize e automatize seus processos
Com o desenvolvimento da tecnologia, muitas ferramentas foram criadas com o intuito de facilitar a gestão na odontologia e demais negócios. Então, softwares que agilizam o atendimento, facilitam a organização financeira e mapeiam o estoque são os melhores amigos, na hora de manter e controlar o funcionamento do consultório/clínica.
Para aqueles profissionais que optam pelos softwares, funcionalidades como a geração de relatórios em tempo real, gráficos e projeções podem ser acessados a qualquer hora do dia, garantindo mais assertividade e eficiência para as tomadas de decisão.